É com grande satisfação que compartilhamos os insights valiosos provenientes dos recentes treinamentos conduzidos pelo Dr. Alexandre Mariath no Hospital do Centro sobre Compliance, Canal Ético e Código de Ética.



O Dr. Alexandre Mariath proporcionou uma imersão esclarecedora no universo do Compliance na área da saúde. Discutindo as complexidades e desafios específicos enfrentados por instituições hospitalares, os treinamentos destacaram a importância de todos adotarem a ética como pilar de decisão pessoal e profissional no dia a dia do hospital. Como ele destacou na sua abordagem, todos precisam sempre pensar nas 3 palavras-chave da ética: QUERO? POSSO? DEVO?. Além disso, como diz o filósofo Kant, utilizado várias vezes pelo Dr. Alexandre, “Tudo que não puder contar como fez, não faça!”.
Por outro lado, também foi abordado que o Compliance não apenas fortalece a integridade institucional, mas também garante a segurança dos pacientes, protege a reputação do hospital e promove um ambiente de trabalho saudável.
Outro ponto focal do treinamento foi o Canal Ético, uma ferramenta vital para promover a transparência e possibilitar que a denúncia de desvios de conduta por qualquer colaborador, independentemente da função, setor e do nível hierárquico. O Dr. Alexandre Mariath destacou a importância de proporcionar aos colaboradores um meio seguro e confidencial para relatar irregularidades, preocupações éticas ou comportamentos inadequados, reforçando que o canal é gerenciado por empresa terceirizada independente, funciona de forma online, em ambiente externo, disponível 24horas por dia, bem como que possibilita o relato anônimo ou identificado.
Ao final dos treinamentos, ficou claro que o compromisso do Hospital do Centro com a ética e a qualidade no atendimento é contínuo. As orientações do Dr. Alexandre Mariath servem como guia valioso para nossos profissionais, capacitando-os a integrar práticas éticas em suas rotinas diárias e garantindo que nosso hospital seja um modelo de excelência.
